MMIPO

Memory Map Porto: um mapa de solidariedade em construção

A propósito do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, assinalado a 27 de janeiro, apresentámos o Memory Map Porto.  

Trata-se de um projeto conjunto do MMIPO e de Katya Krausova, curadora da exposição "Last Folio"*, que contou com a colaboração da Comunidade Judaica do Porto.  

O Memory Map Porto começou a ser desenhado em setembro de 2022 e revela o papel da cidade do Porto, e das suas gentes, no acolhimento de refugiados durante a segunda Guerra Mundial.   

Até ao momento foi possível recolher mais de 200 moradas, desde casas particulares a hotéis ou pensões, que permitem criar uma ilustração gráfica de solidariedade num dos períodos mais negros da história da humanidade.  

Alunos do 9º ano e do Ensino Secundário de três escolas do distrito do Porto - o Colégio de Nossa Senhora da Misericórdia, o Colégio Efanor e a Escola Secundária da Maia - partiram para o terreno e fotografaram as fachadas dos edifícios da cidade do Porto que acolheram os refugiados.  

O Memory Map Porto nasceu no MMIPO mas tem rota traçada para outras cidades portuguesas, nomeadamente Lisboa. 

Para além disso, o mapa, que estará disponível nas plataformas digitais da Misericórdia do Porto, não é um produto acabado e poderá continuar a ser desenhado com a ajuda dos portuenses.  

Por isso deixamos um apelo: contacte-nos se conhecer casos de acolhimento de refugiados na década 40 do século XX. Juntos, traçamos um mapa de solidariedade!  


EVOCAR O PASSADO PARA PROJETAR O FUTURO  

A sessão de apresentação do Memory Map Porto reuniu, esta sexta-feira, diversas individualidades.  

O escritor e embaixador da exposição "Las Folio"*, Richard Zimler, a Embaixadora do Canadá em Portugal, Elise Racicot, o Cônsul Honorário da Eslováquia no Porto, Eduardo Lima da Costa, a Conselheira Cultural da Embaixada da Alemanha em Portugal, Gerhild Stinhauer, e o Provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares.  

Todos mostraram unanimidade na afirmação de que os exemplos do passado permitem às atuais gerações serem agentes de mudança, dizendo "Não" à xenofobia, ao racismo, à homofobia, ao preconceito e à discriminação.  

O representante de Portugal na Aliança Internacional de Memória do Holocausto, Luís Barreiros, não pôde estar presente, contudo enviou uma comunicação, que foi lida para os presentes. 

A sessão contou, ainda, com alunos das escolas envolvidas no projeto e terminou com uma peça de teatro sobre esta temática, levada à cena na Galeria dos Benfeitores pelos alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva.  


*QUER SABER MAIS? 

Saiba tudo sobre a exposição "Last Folio", patente até ao dia 31 de janeiro. 


SIGA-NOS...   Facebook    Instagram    LinkedIn    YouTube