MMIPO

Inauguração da Exposição Last Folio
Em dia de comemoração do 7.° do MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto foi inaugurada a exposição Last Folio.

Last Folio resulta de um projeto iniciado em 2005 por Yuri Dojc e Katya Krausova, artistas nascidos na antiga Checoslováquia, tendo emigrado ainda jovens para o Canadá e a Inglaterra, respetivamente, por razões políticas, quando, em 1968, o país foi invadido pelas tropas soviéticas.

Last Folio compreende um conjunto de fotografias, os últimos testemunhos de uma cultura, da história de um povo ? uma história que foi brutalmente interrompida quando das deportações dos judeus para os campos de concentração em 1942. São imagens únicas pela sua autenticidade e intensidade, tão belas quanto trágicas, de ruínas de escolas, de sinagogas, de livros e de objetos.

A inauguração contou com a presença de diversas entidades, entre as quais o Provedor, António Tavares, a Embaixadora do Canadá em Portugal, Lisa Rice Madane,  a Adida Cultural da Embaixada da Alemanha, Gerhild Steinhauer, a Consul da Embaixada da Eslováquia, Ivana Belcakova, a Curadora da Exposição, Katya Krausova e o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.
Esta será uma oportunidade única, para ver uma exposição de referência mundial, patente no MMIPO até 20 de novembro, todos os dias das 10h às 18h.

Créditos & direitos reservados Misericórdia do Porto