MMIPO

"É preciso ter alma": uma exposição que leva cor e emoção ao MMIPO

A arte, para Carla M., nasce do sentir. É esse o ponto de partida de "É preciso ter alma", exposição que o MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto apresenta na Sala 0. A inauguração acontece no dia 6 de dezembro, às 16h, marcando o início de um percurso que se prolonga até 1 de março de 2026. A entrada é gratuita.

Na mostra, pinturas e esculturas exploram temas como o feminino, a metamorfose e a liberdade. Entre as obras, destacam-se quadros que evocam as marcas do tempo inscritas no corpo e a força das reinvenções.

Um dos núcleos da exposição é dedicado à série "As minhas gordas", composta por esculturas em cerâmica pintadas à mão, que celebram a diversidade dos corpos e o empoderamento feminino. Também se apresenta o conjunto "Carlota e Adão", onde o corpo é símbolo de sensibilidade e emoção.


Sobre a artista


Com mais de 25 anos de experiência na área da comunicação, Carla M. encontrou na arte o seu refúgio. A pintura chegou aos 51 anos, como uma segunda vida, e tornou-se o espaço onde transforma o que sente em cor e forma. Com esta exposição, a artista convida o público a olhar (e a sentir) com alma.


Natal no MMIPO

Ao longo do mês de dezembro, o MMIPO apresenta uma programação dedicada à época natalícia, com propostas culturais pensadas para diferentes públicos. As atividades iniciam com a inauguração da árvore de Natal (instalação artística inspirada na Serra da Estrela e no Tapete de Arraiolos) e incluem exposições, oficinas e atividades para famílias e crianças.

Mais do que o espírito do Natal, no MMIPO vive-se a magia da história. Visite-nos!


Juntos celebramos cultura, legado e futuro.