MMIPO

"A Misericórdia do Porto nos 500 Anos da Rua das Flores" em destaque na revista "O Tripeiro"

O Professor Francisco Ribeiro da Silva, publicou um artigo na Revista "o Tripeiro",  intitulado "A Misericórdia do Porto nos 500 Anos da Rua das Flores", com seguinte lead:

"A Santa Casa da Misericórdia do Porto (1499) e a Rua das Flores (1521) representam a parte e o todo, mas têm muito em comum e partilham uma certa identidade histórica - a começar pelo fundador de ambas que foi o rei D. Manuel I, o Venturoso. E tempos houve em que, no Norte, falar de misericórdia, era remeter o interlocutor para a Rua das Flores."


Também na edição de julho, da revista, saiu um artigo dedicada à Rua das Flores - Artéria da Baixa do Porto nasceu por ordem de D. Manuel I e está a comemorar 500 anos.

" A eterna e fidalga Rua das Flores
Já foi o "coração" do Porto, já caiu em desgraça e, hoje, está de novo num período auspicioso. A Rua das Flores existe há 500 anos e, para celebrar a data, a Santa Casa da Misericórdia - que lá assentou arraiais em 1550 -, a Faculdade de letras e a Câmara do Porto estão a preparar um colóquio internacional e uma exposição. Coisa grande, como grande é a história desta artéria portuense."