MMIPO

À Descoberta do Porto Liberal | Os Mártires da Liberdade

No próximo dia 12 de outubro, por ocasião do 190.º aniversário dos Mártires da Liberdade, designadamente da segunda execução que teve lugar a 9 de outubro de 1829 na Praça da Liberdade, a Rota Porto Liberal vai promover um percurso orientado desde o Hospital de Santo António até ao MMIPO, intitulado: "À Descoberta do Porto Liberal.

Há 190 anos a cidade do Porto foi palco de uma barbárie, seguramente das mais marcantes da sua história: o enforcamento de 12 liberais pelo regime Miguelista na então Praça Nova, hoje Praça da Liberdade, no seguimento da rebelião liberal ocorrida em maio de 1828 nas cidades do Porto e de Aveiro. A 7 de maio de 1829 foram executados 10 homens e, a 9 de outubro, os restantes dois. A Misericórdia do Porto deu um exemplo de independência face ao poder político e de sentido de humanismo cristão, quando tratou de os acompanhar desde a Cadeia da Relação até ao local da forca, e de recolher e enterrar os seus corpos.

Em 1836, sete anos volvidos da execução da pena, procedeu-se ao desenterramento e à trasladação das ossadas dos Mártires da Capela do Adro dos Justiçados, situada nas traseiras do Hospital de Santo António, para a Igreja da Misericórdia. Entre estes dois pontos realizou-se um cortejo no qual tomaram parte autoridades e instituições da cidade. No ano seguinte, no dia de todos os Santos, as ossadas foram depositadas num mausoléu construído no átrio da Misericórdia.

Finalmente, em 1878, transferiram-se os restos mortais destes homens para o mausoléu que se encontra no cemitério do Prado do Repouso, na secção privativa da Misericórdia do Porto.

Este percurso vai revisitar os principais locais que testemunharam este triste episódio histórico e, ao mesmo tempo, evocar a memória destes mártires.

Saída: Hospital de Santo António 

Chegada: MMIPO

PVP: 5,00 €

Inscrições: www.rotaportoliberal.pt