MMIPO

O MMIPO apresenta 'Alberto Giacometti e Peter Lindbergh. Capturar o Invisível'

Já a partir de amanhã, dia 15 de abril, o MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto apresenta uma exposição conjunta das obras do artista surrealista Alberto Giacometti com as fotografias do reconhecido fotógrafo de moda Peter Lindbergh.  Até agora, esta exposição apenas esteve patente em Paris no Instituto Giacometti. Agora é a vez do Porto. "É um orgulho muito grande poder apresentar no MMIPO uma exposição deste valor e desta dimensão, com 110 originais, entre fotografias, bronzes e desenhos, alguns deles inéditos. Convidamos toda a comunidade a marcar presença e ser testemunha desta cumplicidade que uniu dois grandes artistas de tempos e estilos diferentes" diz o Provedor, António Tavares.

Hoje, pela manhã, teve lugar a apresentação da exposição aos Órgãos de Comunicação Social. A sessão contou a presença de António Tavares, Provedor da Misericórdia do Porto, de Adrian Bridge, da Taylor's Port, de Benjamin Lindbergh, filho de Peter Lindbergh, de Serena Bucalo-Mussely, Curadora da Fundação Giacometti, e, ainda, de Charlotte Crapts, Comissária da Exposição.

Se Lindbergh é contemporâneo, Giacometti partiu um pouco mais cedo, em 1966. É um dos grandes nomes do surrealismo e destacou-se no pós-guerra pelo seu trabalho sobre as proporções e o alongamento das formas, criando uma linguagem muito expressiva e até poética. Conhecido sobretudo pelas esculturas esguias, o rol de obras de Giacometti é muito mais vasto - o que pode ser percecionado nesta exposição. 

Para Alberto Giacometti importava captar a perceção visual, a forma como vemos as pessoas, em detrimento dos traços reais das figuras. Nos retratos, as superfícies irregulares contribuem para retratar a fragilidade humana. Por sua vez, Lindbergh fascinou-se com este trabalho analítico e usou a fotografia para revelar, a partir de uma representação muito realista das esculturas, a profundidade da alma. 

Giacometti e Lindbergh atribuem ambos grande importância à figura humana, com destaque para o olhar - a porta de entrada para a personalidade do modelo. Os retratos das modelos ou das atrizes, da autoria de Lindbergh, espoletam uma melancolia ao captar a aparente fragilidade das retratadas. Os retratos de Giacometti são também um pretexto para captar o carácter por detrás do olhar. 

Estas são interpretações que os visitantes vão poder absorver através da visualização da importante coleção de Lindbergh e Giacometti exposta sala a sala. 

Para os apreciadores e conhecedores da fotografia mais icónica de Lindbergh, há ainda espaço para a exibição de alguns dos mais icónicos retratos da carreira do fotógrafo de moda, entre os quais os protagonizados por Naomi Campbell, Uma Thurman e Julianne Moore. 

O Provedor, António Tavares, realça também que "esta exposição é a concretização de uma das últimas projeções de Peter Lindbergh, onde, aquando da sua visita ao Porto, procurou conhecer mais sobre a cidade, sobre nós, enfim, sobre o espaço e as gentes que iriam acolher esta exposição. Agora, num entorno tão peculiar, cabe-nos a nós cumprir este momento artístico, certos que a cidade e as nossas pessoas o irão saber celebrar e concretizar."

De relembrar que o famoso fotógrafo Peter Lindbergh visitou ao Porto, em 2019, na qualidade de curador desta exposição. Entretanto, e lamentavelmente, Lindbergh faleceu e a pandemia adiou a abertura da exposição, inicialmente prevista para abril de 2020. A 15 de abril de 2021 a justa homenagem acontece, e o MMIPO apresenta "Alberto Giacometti - Peter Lindbergh. Capturar o Invisível".

No final da exposição, os visitantes são convidados a provar um cálice de vinho do Porto Taylor's no Rooftop Flores, no jardim do museu, que inaugura, também, amanhã. O jardim proporciona uma vista com um ângulo diferente do habitual, de olhos postos na Sé, e com um ambiente reservado e acolhedor.   

A exposição é organizada pela Giacometti Foundation, com a colaboração da Peter Lindbergh Foundation e do MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto, com a curadoria de Serena Bucalo-Mussely (Fondation Giacometti) e Peter Lindbergh. A iniciativa tem o apoio da marca de vinho do Porto Taylor's e da Comissária Charlotte Crapts. 

A exposição termina a 24 de setembro. Os bilhetes podem ser comprados diretamente na bilheteira do MMIPO