MMIPO

"Last Folio": exposição evoca destruição do Holocausto

Esta exposição revela imagens do que sobra de um último testemunho histórico da vida de um povo durante a Segunda Guerra Mundial.

Last Folio resulta de um projeto iniciado em 2005 pelos dois artistas nascidos na antiga Checoslováquia, tendo emigrado ainda jovens para o Canadá e a Inglaterra, respetivamente, por razões políticas, quando, em 1968, o país foi invadido pelas tropas soviéticas.

Esta será uma oportunidade única, para ver uma exposição de referência mundial, patente no MMIPO até 20 de novembro, todos os dias das 10h às 18h


'LAST FOLIO' JÁ PERCORREU TRÊS CONTINENTES

A exposição e o documentário que a acompanha começaram a sua viagem em 2009 e já percorreram tre?s continentes, nos mais diversos espac?os: desde a Biblioteca de Manuscritos de Cambridge, ao edifício das Nações Unidas, em Nova Iorque, para assinalar os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, seguida por Berlim e Moscovo. Atualmente, diversas imagens da exposição já fazem parte do acervo permanente da Biblioteca do Congresso de Washington (EUA).

No preciso momento em que o Porto recebe o 'Last Folio', no MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto -, a Histo?ria clama também pela memo?ria.