MMIPO

Já veio visitar a Exposição "O Porto e o Reino Unido. 650 Anos de História Partilhada. 1373-2023"?

Este relógio inglês da Casa do Despacho, da primeira metade do século XVIII, fabricado pela Casa Wightman - Londres é constituído por duas partes principais: a caixa e o pedestal. A caixa, que protege o mostrador, e o pedestal, que suporta e aloja os pesos e o pêndulo, são em madeira, provavelmente revestida a laca negra, apresentando elementos decorativos vegetalistas e figurativos a dourado, nas técnicas de pintura e talha.

Na caixa são evidentes as pinturas geométricas e a talha recortada vegetalista. No pedestal sobressaem a talha floral, que acompanha a curvatura do corpo, e, nas laterais, as paisagens exóticas orientais a dourado. O espelho, que reveste a porta de acesso aos pesos e ao pêndulo, foi seguramente um acrescento tardio.

O mostrador é muito rico na medida em que integra uma vasta informação dedicada à medição do tempo, às melodias e ao relojoeiro. A superfície do mostrador é em bronze dourado e os elementos decorativos reúnem as técnicas do esmalte, da pintura e do bronze fundido. Os dias da semana são representados pelos sete deuses romanos e respetivos símbolos. As músicas tocadas por este relógio são, na sua grande maioria, do compositor alemão do século XVIII, Georg Friedrich Händel.

A inscrição "Wightman London" indica que o fabricante pertencia à casa Wightman, uma conceituada família de relojoeiros de finais do século XVII até aos inícios do século XIX. As inscrições musicais e do fabricante, em simbiose com as formas e técnicas artísticas inspiradas no célebre ébéniste francês André-Charles Boulle (1642-1732), corroboram que este relógio inglês de caixa alta data do século XVIII, sendo possivelmente da primeira metade desta centúria.

 

Relógio de caixa alta inglês

Wightman - London

Século XVIII (1.ª metade?)

Madeira, metal, ouro, pintura, laca?