MMIPO

Exposição de Pablo Picasso no Porto

O MMIPO une-se à casa de vinho do Porto Taylor's  para trazer uma exposição inédita de 100 gravuras desenhadas por Pablo Picasso, entre 1930 e 1937. A coleção, detida pela Fundação Mapfre, estará aberta ao público de 30 de maio a 11 de setembro, no Palácio das Artes, em plena baixa da cidade do Porto.

 

A coleção foi criada para o marchand de arte Ambroise Vollard, mas devido à sua morte inesperada num acidente de carro, em julho de 1939, esperou décadas até ser exibida ao público. Esta é por isso uma oportunidade rara de conhecer estas obras do artista espanhol, que apenas alguns museus do mundo detêm, nomeadamente o National Gallery em Washington, o British Museum em Londres, o MOMA em Nova Iorque e o Museu Nacional de Pablo Picasso em Paris.

 

A iniciativa parte da marca de vinho do Porto Taylor's, do grupo The Fladgate Partnership, que tem vindo a investir na dinamização e promoção do turismo na cidade do Porto. Segundo Adrian Bridge, diretor geral da Taylor's, "É um enorme privilégio trazer esta exposição de um artista universal, promovendo a arte no Porto e valorizando a cidade como destino turístico. Acreditamos que a ligação das pessoas com a nossa cidade, com seus expoentes culturais e patrimoniais, entre os quais o vinho do Porto, é fundamental e sai reforçada com esta associação virtuosa com um dos seus ex-libris".

 

António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto e co-organizador da exposição, acrescenta que "Quatro anos depois de ter inaugurado o seu museu -  o MMIPO, a Misericórdia do Porto está orgulhosa de se associar a esta exposição de Picasso. Nome grande da pintura do século XX, evidência como a nossa instituição sabe compreender os tempos e inovar num momento que comemora 520 anos. Será, pois, um momento de celebração com o Porto, com quem cá vive e com quem nos visita."

 

A entrada na exposição tem o custo de 10, 00€, sendo gratuita para crianças até 12 anos sendo concedido um desconto de 50% no valor do ingresso para estudantes. Para os adultos, e no final da visita, a Taylor's convida a provar um cálice de vinho do Porto no Taylor's Lounge, incluído no bilhete, como parte desta experiência.

 

Para mais informações e compra de bilhetes para a exposição, consultar: www.pablopicassoporto.com  

 

 

Para mais informações entre em contacto com:

Daniela Cerqueira - danielacerqueira@silver-lining.pt | 351 939 105 694 ;  Edite Alexandre - editealexandre@silver-lining.pt  | 351 939 105 695

Exposição organizada pela Fundación MAPFRE em colaboração com o Museu da Misericórdia do Porto e a Taylor's Port.