MMIPO

437 anos da morte de D. Lopo de Almeida

Hoje, dia 29 de janeiro, assinalam-se 437 anos da morte de D. Lopo de Almeida.

Este importante benfeitor assume uma presença marcante e omnipresente na história da Misericórdia do Porto. Foi o seu legado que permitiu uma maior autonomização da instituição, numa altura em que ainda estava muito dependente do apoio régio.

No dia 29 de janeiro de 1584 morre em Madrid. Por testamento de 25 do mesmo mês, legava os seus abundantes bens à Santa Casa da Misericórdia do Porto, desde que esta se dispusesse a observar determinadas condições. A primeira e principal era que mandasse recolher continuadamente os enfermos e lhes fornecesse tudo o que necessitassem por conta da sua herança, e isto de modo permanente e contínuo. Toda a sua fortuna, acrescenta, teria que ser consumida na cura dos pobres. A experiência da Misericórdia do Porto nesta área vinha demonstrando que o cuidado pelos doentes pobres exigia um local apetrechado e equipado para o efeito. Por razões de eficácia, a instituição sentiu que teria de construir um hospital, digno desse nome, para tratar os enfermos. 

Em 1605 tomou-se formalmente a decisão de construir o novo hospital, conforme a inscrição que ainda existe gravada na pedra, existe na Galeria dos Benfeitores. Em meados de 1610 a nova casa abriu as suas portas aos primeiros doentes, embora as obras prosseguissem até 1615.

Durante quase dois séculos o hospital de D. Lopo de Almeida serviu a população do Porto e do seu Termo.


Roteiro de D. Lopo de Almeida

MMIPO
> Sala 01 - História e Ação da Misericórdia do Porto: Hospital de Rocamador e Hospital de D. Lopo de Almeida
> Sala 02 - Benfeitores: Livro de Honra para Memória dos Benfeitores
> Galeria dos Benfeitores: Inscrição alusiva ao Hospital de D. Lopo
> Igreja Privativa: Urna de D. Lopo de Almeida

Rua das Flores/Rua dos Caldeireiros
> Antigo Hospital de D. Lopo de Almeida

Retrato de D. Lopo de Almeida

D. Lopo de Almeida

Joaquim Vitorino Ribeiro, 1890
Cópia de um exemplar de Francisco Mendes Lima
Óleo sobre tela