MMIPO

Um olhar sobre retratos de benfeitores e de Camilo Castelo Branco


O colóquio "Dos retratos dos benfeitores aos retratos de Camilo Castelo Branco" decorreu no passado sábado, 18 de outubro, no MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto. A iniciativa, que está integrada no programa comemorativo dos 10 anos do Museu, contou com cerca de meia centena de participantes.

A sessão de abertura foi conduzida pelo Provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares, que sublinhou a importância deste tipo de iniciativas culturais, por reunir académicos, investigadores e artistas em torno da valorização da memória e da arte.

Comissariado por Maria Antónia Jardim, o encontro contou com dois painéis moderados pelo Diretor do MMIPO, Pedro Nunes, e pela Diretora do jornal cultural "As Artes entre As Letras", Nassalete Miranda.

Este dia de diálogo e partilha debruçou-se sobre a importância dos retratos dos benfeitores da Misericórdia do Porto e da figura multifacetada de Camilo Castelo Branco, sobre a preservação das suas memórias, identidades e da representação social de cada um.

O final da tarde foi marcado pela atuação da violoncelista Fátima Neto, acompanhada por Maria Manuela Aguiar na declamação de poesia. O colóquio encerrou com um Porto de Honra, num gesto simbólico que sublinhou a dimensão cultural e o espírito de partilha que caracterizam a programação do MMIPO.


Quer ver as fotografias?
Aceda ao álbum no Facebook do MMIPO.


Juntos celebramos cultura, legado e futuro.