MMIPO

"O Porto é lindo! "Roteiros Turísticos +65" fez paragem no MMIPO

O projeto do Município do Porto "O Porto é lindo! - Roteiros Turísticos +65", que todos os meses promove visitas guiadas pelo vasto património da invicta, dá a conhecer a cidade através destas experiências culturais, promovendo a socialização e interação com a cidade dos seniores que residem em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

No passado dia 27 de março o local escolhido para ser explorado e (re)descoberto, por mais de meia centena de idosos, foi o MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto. O espaço oferece uma combinação única entre a beleza arquitetónica e a componente religiosa e institucional, cruzando a história da Misericórdia do Porto com a da própria cidade.

O grupo foi recebido Francisco Ribeiro da Silva, Mesário do Culto, Artes e Cultura da Misericórdia do Porto, assim como por Fernando Paulo, Vereador da Coesão Social da Câmara Municipal do Porto. Marcaram, também, presença na sessão Francisco Castelo Branco, Vice-Provedor, e Albertina Amorim, Mesária da Área Social, Envelhecimento e Juventude, da Misericórdia do Porto.

Fernando Paulo destacou "a crescente adesão que este programa municipal tem tido por parte das pessoas com mais de 65 anos, uma vez que reconhecem a excelência dos locais escolhidos para as vistas", o Vereador disse, também, "'O Porto é lindo! - Roteiros Turísticos +65' proporciona uma ocupação do tempo livre dos munícipes, aumentando o nível de socialização entre todos. É impossível ficar indiferente ao espírito que se vive nesta iniciativa, valorizando o vasto património da cidade".

Foi para nós um gosto receber esta visita, desejando que seja a primeira de muitas.


SAIBA MAIS SOBRE "O PORTO É LINDO! - ROTEIROS TURÍSTICOS +65"

O projeto municipal tem como objetivo proporcionar às pessoas idosas da cidade uma ocupação do seu tempo livre, com qualidade, incrementando o seu nível de socialização e participação, utilizando o património móvel, imóvel, cultural e sacro, como ferramenta de enriquecimento cultural, socialização e valorização dos tempos livres.

Destinado a pessoas com mais de 65 anos, este projeto proporciona visitas guiadas temáticas em diferentes áreas, património e equipamentos da cidade, promovendo o seu reencontro com a cidade, palco de toda ou de parte das suas vidas. Está incluído no Plano de Ação 2023-2025 "Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas".

Para o projeto foram considerados 23 equipamentos da cidade, agrupados em quatro percursos temáticos: "Igrejas com História e com Estórias", "Equipamentos Históricos, Monumentais, Patrimoniais e Culturais", "Novos Equipamentos Marcantes na Cidade" e "Equipamentos Paisagísticos e Ambientais". [in www.porto.pt]


+ INFO 
publicos@mmipo.scmp.pt
T.+351 220 906 961
Messenger do MMIPO
QUER VISITAR O MMIPO? 

Compre AQUI o seu bilhete, sem filas e de forma segura.