MMIPO

O Património Imaterial na Galeria dos Benfeitores


A exposição "Retratos de uma Galeria" propõe uma leitura sensível e atualizada do Património Humano da Misericórdia do Porto, convocando narrativas, imagens e peças das suas coleções para recriar, de forma cenográfica, a vocação original da Galeria dos Benfeitores.

Ao revisitar figuras marcantes da história da Instituição, a mostra resgata não apenas rostos, mas memórias e valores que moldaram a sua identidade ao longo de mais de cinco séculos. Esta abordagem pretende evocar o espaço como lugar de homenagem, mas também de reflexão ativa sobre o papel da benemerência e do compromisso social nas comunidades de ontem e de hoje.

Integrada na programação do Dia Internacional dos Museus 2025, sob o mote "The Future of Museums in Rapidly Changing Communities" a exposição alinha-se com os atuais desafios do setor museológico, nomeadamente na valorização do património imaterial. Ao destacar o legado ético e afetivo de quem serviu a causa pública através da Misericórdia, a Galeria assume-se como um espaço vivo, onde o património tangível se cruza com a herança coletiva e intangível de uma comunidade em constante transformação. Neste sentido, "Retratos de uma Galeria" reafirma o museu como lugar de memória e, simultaneamente, de futuro.


Saiba mais aqui.

Pode ser visitada até 15 de julho de 2026. 




Juntos celebramos cultura, legado e futuro.