MMIPO

O MMIPO e a FLUP apresentaram três exposições virtuais dedicadas à "Rua das Flores"

Decorreu ontem na Igreja Privativa da Misericórdia do Porto a apresentação de três exposições virtuais dedicadas à "Rua das Flores".

O MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" uniram-se neste projeto desenvolvido no contexto do ciclo de eventos que celebraram os 500 anos desta artéria icónica da cidade e que contaram com o apoio institucional da Câmara Municipal do Porto.

As narrativas das três exposições são complementares entre si. Resultantes de um trabalho de curadoria assente em material visual que, na sua maioria, foi produzido para o efeito, as três exposições virtuais ensaiam uma leitura polissémica da Rua das Flores. A partir da contemporaneidade, o visitante é instruído a olhar a Rua ao detalhe - online ou offline -, através da desconstrução de camadas temporais.

Em "Rua das Flores I. Usos"  (pode ver AQUI) a atenção foca-se na Rua enquanto "Criação", espaço de diferentes "Usos" e "Mutações".

A "Rua das Flores II. Materiais e Formas"  (pode ver AQUI) mostra como o arruamento se fez e se transforma continuamente a partir de "Materiais. Formas. Texturas. Cores".

Por fim, na "Rua das Flores III. Significados" (pode ver AQUI)  são visíveis outras camadas históricas que marcaram esta tão determinante artéria da malha urbana do Centro Histórico do Porto. Expõem-se aqui, portanto, "Significados. Experiências. Sentidos".

A apresentação do projeto foi feita pela equipa coordenada por Leonor Botelho e Ana Cristina Sousa são eles: Cátia Oliveira, Cecília Cardoso, Diana Felícia, Diogo Teixeira, José Ferreira e Sila, Marisa Santos e Tiago Cruz.

 Estas apresentações refletem a narrativa das exposições, tendo como palco a própria Rua das Flores e ficarão disponíveis na plataforma Google Arts & Culture, na página da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.