MMIPO

Exposição | A luz que mais Brilha - Custódias de prata da cidade do Porto

O MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto, vai inaugurar no próximo dia 25 de outubro, pelas 19h00 uma exposição intitulada "A luz que mais Brilha -  Custódias de prata da cidade do Porto".

As custódias representam uma das mais importantes alfaias do culto católico, tendo sido alvo de um significativo investimento por parte das instituições religiosas. As irmandades portuenses não foram exceção, encomendando a ourives da cidade a execução de peças de apurado sentido estético. Em alguns exemplares, os metais preciosos juntam-se à pedraria que os ornamenta para erguer objetos de uma grande sumptuosidade, conferindo dignidade e aparato ao culto.

Nesta exposição encontramos as custódias da Santa Casa da Misericórdia do Porto, das Ordem Terceiras de São Francisco, do Carmo e da Trindade, bem como as das Irmandades de Nossa Senhora do Terço e Caridade e de Nossa Senhora da Lapa. A estas peças juntam-se o Cálice da Confiança da Misericórdia do Porto e o Cálice da UCP-Porto, demonstrando como os objetos litúrgicos executados pela ourivesaria portuense se renovam à luz das correntes e das tendências estéticas da atualidade.