MMIPO

O Sinete de D. José Maria da Fonseca e Évora

A Esfragística ou Sigilografia é uma ciência auxiliar da História que estuda os selos e os cunhos.


O selo é o que resulta da pressão do sinete sobre cera quente, conhecido como lacre, que endurece de forma célere, formando um vínculo com o documento.

A aposição do selo, que a partir da Idade Média se tornou a forma mais usada para autenticar documentos, fornece elementos valiosos para o estudo das instituições e dos costumes, para a reconstituição de um valor, figura ou época e está associado ao poder e à autoridade.


D. Frei José Maria da Fonseca e Évora (1690-1752) foi mestre em artes pela Academia de Évora e Doutor em cânones pela Universidade de Coimbra. Viveu em Roma na qualidade de embaixador de D. João V e foi incumbido de proceder à aquisição de obras de arte destinadas à corte lisboeta, tendo-se tornado, também ele, um grande colecionador. Em 1741 foi nomeado bispo do Porto e Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

 

O Sinete de D. José Maria da Fonseca e Évora, em bronze e com a representação das armas eclesiásticas do bispo, integra a Coleção de Equipamentos e Utensílios do MMIPO e está patente na exposição permanente.