Concerto dos Coros do Colégio de Nossa Senhora do Rosário
Igreja da Misericórdia do Porto
Entrada livre
PROGRAMA
RCC - Rosário Coro de Câmara
Laudate Dominum, de G. Pitoni
Exultate justi in Domini, de L. Viadana
Cantate Domino, de H. L. Hassler
Dank sagen wir, de H. Schütz
CCR - Coro do Colégio do Rosário
Pater Noster, de B. Dewagtere
Melodias de Natal
CCR + RCC
Gloria, de Vivaldi
RCC - Rosário Coro de Câmara e CCR - Coro do Colégio do Rosário
Pedro Teixeira, direção
Filipe Cerqueira, pianista
Os Coros do Colégio do Rosário
A oferta formativa do Colégio de Nossa Senhora do Rosário na área da Música inclui, para além da componente curricular, várias atividades regulares dirigidas a todos os níveis etários dos alunos: aulas individuais de Instrumento, Coro, Grupo de Flautas de Bisel, Orquestra Orff, Oficina Musical e Orquestra de Cordas. Ao longo de cada ano letivo são realizadas cerca de uma dezena de audições abertas à comunidade, três noites temáticas - Noite de Fados, Noite de Jazz e Rock in Rosário - e dois concertos orientados para a música coral/coral-sinfónica erudita: o Concerto de Santa Cecília em novembro e o concerto de Páscoa em abril.
É nesta dinâmica do Departamento de Música que se enquadram o CCR - Coro do Colégio do Rosário e o RCC - Rosário Coro de Câmara, com o propósito de propor, também à comunidade adulta, oportunidades de prática musical regular, numa perspetiva de fruição e enriquecimento pessoal de acordo com as potencialidades e expectativas de cada um.
O RCC - Rosário Coro de Câmara destina-se, pois, a constituir um espaço privilegiado de desenvolvimento pessoal através da prática e da partilha da boa música coral, tendo por referência elevados padrões de qualidade performativa. Para além disso, visa promover a cultura através da apresentação de música de diferentes enquadramentos estéticos, mundividências, geografias e épocas, tanto no espaço físico do Colégio de Nossa Senhora do Rosário como fora dele. É constituído por Professores de Música do Colégio de Nossa Senhora do Rosário e por outros colaboradores com formação musical e vocal adequadas aos objetivos a que se propõe.
O RCC iniciou a sua atividade em março de 2016 e o seu trabalho desenvolve-se em forma de projetos, pelo que não há ensaios regulares. Tanto o repertório como o plano de ensaios para cada projeto são definidos em conjunto, sendo que cada elemento assume a responsabilidade da sua própria preparação prévia. A formação base do RCC é o octeto, embora possa ser variável, de acordo com as exigências de cada projeto performativo. É coordenado pelo maestro Pedro Teixeira.
O CCR - Coro do Colégio do Rosário é constituído por membros da Comunidade Educativa, nomeadamente familiares dos alunos, professores, funcionários e outros amigos que se têm vindo a juntar ao grupo. O CCR foi criado em novembro de 2001, com o objetivo de proporcionar à comunidade educativa do Colégio de Nossa Senhora do Rosário um espaço de desenvolvimento musical através do canto coral e conta atualmente com cerca de 50 elementos.
Assinalando no presente ano o seu 15.º aniversário, o CCR tem-se afirmado nos últimos anos, como um coro a ter em conta por outras instituições congéneres para o estabelecimento de parcerias performativas, sendo de destacar o Coro Académico
O seu repertório aborda diferentes épocas históricas e diferentes enquadramentos estéticos, numa visão plural da expressão artística pela música. Fazem parte do seu repertório atual, nomeadamente, música tradicional de Natal, excertos de musicais, música tradicional portuguesa, espirituais negros e música sacra, sendo de destacar nesta última categoria, o Requiem de Mozart, o Te Deum de Charpentier, o Gloria de Vivaldi, a Cantata n.º 4 de Bach, a Missa Brevis em Ré menor de Mozart e a Oratória de Natal de Saint-Säens.
Sob a direção do maestro Pedro Teixeira desde a sua criação, o CCR tem atuado nos mais diversificados contextos, dentro e fora do Colégio do Rosário. São de destacar a participação nos Ciclos da Natividade (Braga, Coimbra e Porto), os Concertos da Páscoa do Colégio do Rosário, o Concerto "Viagem pela Música numa noite de verão" na Bonjóia, bem como o grande concerto comemorativo dos 140 anos do Colégio do Rosário, os quais constituíram momentos altos na vida do CCR e tiveram um assinalável êxito.
?
Pedro Teixeira
É formado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa e em Composição pela ESMAE ? Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo. Fez uma Pós-graduação em Voz Profissional na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e outra em Ciências da Educação na Universidade Católica Portuguesa.
No âmbito dos seus estudos musicais, trabalhou com compositores como Cândido Lima, Filipe Pires, Fernando Lapa, Eugénio Amorim e Carlos Guedes. Estudou Direção Coral com Ferreira dos Santos, Barbara Franke e Hubert Velten e Harmonia com F. Stoiber. Frequentou os Cursos de Pedagogia Musical, orientados pelos Professores Pierre Van Hawe, Manuela Keglevic e Johannes Hepp. Frequentou o seminário «Harmonia em evolução», sob a orientação do Professor Zsolt Gardonyi. Entre 1996 e 1998 frequentou o Curso "Interpretação do Canto Gregoriano Hoje", orientado pelo Professor Doutor Johannes Göschl, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e fez parte do Coro de Canto Gregoriano da Igreja da Lapa durante três anos, sob a Direção do Dr. Ferreira dos Santos. Foi Associado Efetivo do Coro da Sé Catedral do Porto durante 10 anos, tendo desempenhado as funções de Chefe de Naipe.
oi cofundador e diretor pedagógico e administrativo durante os cinco primeiros anos da Artâmega - Academia das Artes do Marco de Canaveses, tendo lançado as bases do seu atual funcionamento e obtido do Ministério da Educação e Cultura o Alvará que lhe permite funcionar em regime autonomia pedagógica.
Depois de sete anos a lecionar no ensino público, é professor de Educação Musical no Colégio de Nossa Senhora do Rosário desde o ano letivo de 1994-1995, desempenhando desde essa data as funções de Coordenador do Departamento de Música. Nesta Instituição é também Coordenador de Equipa Educativa no 2.º Ciclo do Ensino Básico, membro do CIFOR - Centro de Investigação e Formação do Rosário e Coordenador da disciplina de Oficina de Artes e Desporto. É ainda o maestro da Orquestra Orff, do RCC - Rosário Coro de Câmara e do CCR - Coro do Colégio do Rosário, desde a fundação deste em 2001.
?
Filipe Cerqueira
Licenciado em Piano pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo (ESMAE), com média de 18 valores, na classe do Professor Constantin Sandu. Concluiu o curso na Franz Liszt Academy of Music, em Budapeste (Hungria), ao abrigo do programa ERASMUS, sob orientação do Professor Lászlo Bárányay.
Realizou apresentações públicas, a solo e em música de câmara, em diversas salas nacionais de espetáculos, sendo de destacar: Sala Guilhermina Suggia e Sala 2 da Casa da Música; Salão do Ateneu Comercial do Porto; pequeno auditório do Teatro Rivoli; Museu da Música em Lisboa; Embaixada da Hungria em Portugal.
Mestre em Piano pela ESMAE, na classe do Professor Pedro Burmester, com a tese "A obra para piano solo do compositor português Joaquim Gonçalves dos Santos".
Realiza presentemente o Mestrado em Ensino de Música pela ESMAE.
Pianista acompanhador e professor de piano em ensino artístico especializado nas seguintes instituições: Colégio de Nossa Senhora do Rosário; Conservatório de Música de Felgueiras; Forum Cultural de Gulpilhares; Escola de Música e Artes do Amial.
Cronista musical na imprensa escrita nacional. Divulgador