MMIPO

Píxide
Coleção de Ourivesaria

Píxide de prata dourada, de provável execução portuense, que pertencia ao espólio da Capela do Recolhimento das Meninas Órfãs, a São Lázaro, na cidade do Porto.

Peça com base circular semiesférica alteada, num primeiro registo, a presença de ornatos rococó, em torno de três núcleos ornamentais de motivos relevados, à base de volutas, rocalhas e elementos fitomórficos, que se prolongam pela zona côncova da peça; base coroada por três querubins.

Haste com nó central periforme invertido, decorado por motivos relvados, tais com rocalhas, uvas, parras, flores e volutas, articulando-se com a copa através do sistema de tarraxa. Na copa, quatro núcleos com símbolos eucarísticos ("fénix renascida", Agnus Dei sobre o livro dos Sete Selos do Apocalipse", a "Arca da Aliança") e da Ressurreição ("pelicano") em reservas definidas por entablamentos e volutas, interligando-se por profusa ornamentação rococó, num trabalho conceptualmente apurado, dentro da vigência desta estética.

Tampa amovível, rematada pela alegoria da Fé. Num primeiro registo, cercadura relevada de motivos ornamentais rococó com volutas e rocalhas, num efeito de grande movimento, interrompido por três núcleos ornamentais de motivos relevados, sendo um o maná que cai do céu, outro os pães e o terceiro os peixes - estes dois últimos alusivos ao episódio da multiplicação dos pães e dos peixes -, que se prolongam pela zona côncava da peça, base coroada por três querubins. A cúpula possui a alegoria da Fé, à semelhança das píxides do Coelho de S. Paio pertencentes aos acervos da Igreja de S. Nicolau e da Igreja Paroquial de Canelas, em Vila Nova de Gaia, se bem que esta nos parece mais tardia.

Trata-se de uma píxide rococó de uma grande qualidade estética e de execução, com uma riqueza de representações iconográficas não muito comuns entre os exemplares conhecidos. Noutra perspectiva, a riqueza e domínio do trabalho do repuxo e cinzelagem converge para a classificação desta peça entre as mais interessantes do estilo rococó existentes na cidade portuense.


Cronologia: 1760-1780

Dimensões: 36x15x15 cm

Peso: 1394g