MMIPO

Tertúlia realizada no MMIPO promovida pela Rota Porto Liberal

No dia 12 de abril foi realizada uma tertúlia no MMIPO promovida pela Rota Porto Liberal no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, intitulada:  Porto Liberal - A memória histórica e os caminhos para a «inclusão».

Participaram o mesário do Culto e Cultura, Francisco Ribeiro da Silva, Eugénio dos Santos, historiador, António Ponte, diretor do Museu Nacional de Soares dos Reis, Sérgio Veludo Coelho, historiador, com moderação de Joel Cleto.

Esta conversa conduziu-nos ao Porto, palco dos acontecimentos que marcaram a primeira metade do séc. XIX. A cidade do Porto tem sido, ao longo do tempo, cenário de acontecimentos que moldaram o caráter do seu povo e marcaram a vivência das suas gentes. Particularmente desde o início do seculo XIX que diversos eventos acentuaram a sua capacidade de resiliência, mas também de inovação. O despontar do Liberalismo em Portugal e a defesa dos valores que lhe estão subjacentes, é um dos momentos que firmou a cepa das gentes do Porto, que pugnaram pela justeza dos seus ideais. O reflexo dessa vertente é notório no tecido urbanístico da cidade e está patente nos vestígios dessa memória histórica, quer em locais quer em monumentos ou na própria toponímia da cidade.  

saiba mais AQUI

Veja o vídeo AQUI