MMIPO

Percurso "Da Ribeira à Misericórdia"| 13 JUL

A Igreja da Misericórdia do Porto constitui um dos edifícios mais notáveis da Rua das Flores, artéria intramuros que foi aberta a partir de 1521 de acordo com a indicação de D. Manuel I. A construção da Igreja remonta a meados do século XVI, altura em que a Casa do Despacho da Misericórdia já se encontrava operacional. Foi benzida em 1559 por D. Rodrigo Pinheiro, bispo do Porto, e executada pelo mestre Manuel Luís. Contudo, a bênção da Igreja não significou a sua conclusão. A cobertura da nave e os acabamentos da Igreja decorreram ainda nas décadas seguintes.
Devido a problemas estruturais, em meados do século XVIII, a Igreja foi alvo de uma intervenção profunda protagonizada pelo arquiteto Nicolau Nasoni, que foi incumbido do projeto de uma nova frontaria, e pelo engenheiro Manuel Álvares Martins, que dirigiu os trabalhos respeitantes ao coro e ao corpo da Igreja.
Ulteriores à intervenção na Igreja são os dois projetos urbanos inseridos no programa de renovação intramuros levado a cabo pela Junta de Obras Públicas: a Rua de São João e a Praça de São Domingos. Em relação ao projeto da Rua de São João, que nasce da Praça da Ribeira, caso tivesse sido totalmente concretizado, permitiria vislumbrar de longe o frontispício nasoniano da Igreja. Quanto à Praça de São Domingos, projeto da autoria do cônsul britânico John Whitehead, de 1774, previa uma praça trilátera que não chegou a materializar-se.
O percurso vai iniciar-se na Praça da Ribeira e culminará com a visita à Igreja da Misericórdia e ao MMIPO.

Inscrições: publicos@mmipo.scmp.pt | 220 906 961 | 5€
Ponto de encontro: Praça da Ribeira (junto ao Cubo)