MMIPO

Inauguração da exposição Humor de Miranda

Inaugurou no passado dia 19 de outubro na Galeria dos Benfeitores do MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto, a exposição Humor de Miranda - Do Mental ao Metal.

Para homenagear o cartunista, estiveram presentes António Tavares, Provedor da Misericórdia do Porto; José Costa Carvalho, Curador e amigo pessoal de Miranda; Pedro Barros em representação da empresa Paramontes; Domingos Andrade, diretor do Jornal de Noticias; Domingos de Oliveira Silva, Reitor do ISMAI; José Azevedo Presidente da Maiêutica e, Alberto Miranda - filho do Cartunista que doou todo o espólio de seu pai, ao Arquivo Histórico da Misericórdia do Porto. 

Por motivos de saúde o homenageado não pode estar presente. 

António Miranda iniciou o seu percurso enquanto cartunista na Voz do Ridiculus, passando pelo Diário de Noticias, desenvolvendo a maior parte da sua carreira no Jornal de Noticias (1955-1996). Ao longo da sua vida como cartunista marcou presença assídua em várias publicações da área tanto em Portugal como em Espanha. 

Miranda é homem com um espírito arquivista, com um caráter solitário que se refugia no humor, humor esse que revela um profundo conhecimento do contexto politico e social da época.