MMIPO

Inauguração da exposição 200 anos da Independência do Brasil

No dia em que se assinalou o Dia Internacional dos Museus, (18 de maio) o MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto, inaugurou a exposição "A Misericórdia do Porto nos 200 anos da Independência do Brasil - 1822-2022". A Exposição conta com obras do artista plástico Luciano Martins e com peças da exposição permanente do MMIPO, alusivas aos torna viagem. 

A coleção tem algumas reproduções de obras que remetem ao Brasil, como  "O Jogador", " O Torcedor", "Nossa Sra. Aparecida", "Lampião e Maria Bonita", "Sentimentos no Rio", "Floripa dos Meus Olhos", entre outras.

"Nestes 200 anos de história, a trilha sonora foi ampliando a voz do nosso povo. Do samba de Pixinguinha, Noel Rosa e Cartola, passamos pela Bossa Nova de Tom Jobim, Vinícius e João Gilberto, e chegamos a Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa que, em 1968, com aquela música colorida que misturava rock e a poesia concretista a elementos tradicionais, ficou conhecida como "tropicalismo"! Eles realmente defendiam a "brasilidade", bebiam na fonte do movimento antropofágico promovido pelos artistas modernistas.

E é neste Calidoscópio de influências culturais, que eu trago de volta para Portugal, aqui no Museu e Igreja da Santa Casa de Misericórdia do Porto, a minha arte. Nunca tive a certeza se todas as tintas da minha paleta alcançariam tais diversidades do nosso povo. Uma grande mistura de tudo isso que já vivemos, com um olhar apaixonado de quem ama a nossa história", refere Luciano Martins.