MMIPO

MMIPO comemora 5 anos de existência

Neste ano de 2020, a Misericórdia do Porto assinala duas datas marcantes para a instituição e para a cidade.

Há 250 anos, no dia 15 de julho de 1770, era colocada a primeira pedra de um edifício que iria marcar indelevelmente a cidade do Porto até aos dias de hoje. para além de representar uma mutação da face da urbe através do seu estilo neoclássico, trouxe um equipamento de saúde, o Hospital de Santo António, indispensável a uma cidade que carecia já de um novo espaço onde pudesse tratar os doentes com boas condições logísticas e técnicas.

Através deste Hospital vieram as imprescindíveis Escolas Médicas, na primeira metade do século XIX, que impulsionaram a cabal formação de muitos profissionais e que proporcionou uma clara melhoria no tratamento dos enfermos. Mais tarde, já no dealbar do século XX, deu lugar à Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. 

Neste mesmo dia de 15 de julho, mas agora de 2015, nascia o MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto.

Um sonho do Provedor Conde de Samodães no século XIX. Nesses tempos conturbados, tal como hoje, foi entendida a importância primordial da identidade cultural, do conhecimento do legado de uma história conjunta, que solidifica o casco do nosso barco que enfrenta as marés tempestuosas dos tempos.

O sonho de um Museu da Misericórdia, assim como a sua concretização em 2015 através do esforço e visão do atual Provedor, da Mesa Administrativa e de muitos colaboradores abnegados, emerge do sentido de missão de equipamento cultural que, ao mesmo tempo, mostra de forma eficaz à sociedade a história e a função da Misericórdia do Porto e preserva o seu rico património artístico, traçando um fio condutor ao longo de 520 anos.

Muitas mulheres e homens, das mais díspares condições sociais e desempenhando os mais diversos cargos ao longo de cinco séculos, deram muito de si aos outros através desta instituição. A cabal compreensão deste esforço, do que foi alcançado e do legado deixado incute unicidade, serve de exemplo e consolida o peso da Instituição na sociedade. A Misericórdia do Porto tem um vasto passado que deve ser preservado e divulgado, porque o presente é nutrido pelos princípios e o futuro ficará órfão sem passado.  

Este ano, o programa de aniversário do MMIPO será condicionado pelas normativas de promoção da saúde pública devido à Pandemia do COVID-19. Não obstante, consulte aqui as  atividades para se inteirar da programação.