MMIPO

Alberto Giacometti e Peter Lindbergh em exposição inédita no MMIPO

A exposição "Alberto Giacometti - Peter Lindbergh. Capturar o Invisível" é inaugurada hoje e resulta da segunda frutuosa parceria entre a Santa Casa da Misericórdia do Porto e a Taylor's, sendo que a primeira foi a mostra "Pablo Picasso. Suite Vollard" em 2019.

Esta exposição, cuja inauguração foi adiada de 2020 devido ao contexto pandémico que nos assola e à morte do ícone da arte fotográfica, Peter Lindbergh, irá estar patente até 24 de setembro de 2021. Alberto Giacometti é um nome incontornável do movimento surrealista, tendo-se destacado pela "deformação dramática das proporções e o alongamento das formas, criando uma linguagem própria". Peter Lindbergh ficou arrebatado pelo trabalho de Giacometti e usa a mestria da sua fotografia para revelar, a "partir de uma representação muito realista das esculturas, a profundidade da alma".

António Tavares, Provedor da Misericórdia do Porto afirma, "É um orgulho muito grande poder apresentar no MMIPO uma exposição deste valor e desta dimensão, com 110 originais, entre fotografias, bronzes e desenhos, alguns deles inéditos. Convidamos toda a comunidade a marcar presença e ser testemunha desta cumplicidade que uniu dois grandes artistas de tempos e estilos diferentes".