MMIPO

Salva de pé Alto
Coleção de Ourivesaria

Salva de pé alto de prata dourada com o pé, a orla e o centro da salva de época posterior à larga cercadura de medronhos.

Base circular alteada com orla lisa seguida de cercadura de folhas de acanto cinzeladas, seguindo-se nova cercadura formada por oito canelados côncavos; haste com nó central ornamentado por quatro seres imaginários, ao jeito de sereias, unidos por afloramentos fitomórficos. Verso da estrutura onde assenta a base da salva com profuso lavrado em cercadura de elementos fitomórficos, nomeadamente de folhas de acanto, no sentido do centro, de canelados convexos.

A Salva articula com o pé através de rosca, fixando os quatro elementos que compõem o objeto. Apresenta orla recortada, formada por decoração vazada com vinte e oito figuras de putti, ligados entre si por laço com flor pendente e sentados numa cabeça de golfinho, intervenção setecentista, com casos similares em diversas salvas de pé alto das coleções reais portuguesas, igualmente resultado da adaptação de exemplares quatrocentistas, aos novos tempo do barroco.

Ao centro, medalhão circular com representação heráldica provavelmente oitocentista, dos Soares de Toledo, em pleno, encimada por elmo voltado três quartos à direita, virol e paquife, rematado o conjunto com o timbre dessa família.

Envolve representação heráldica uma cercadura de estriados e, num plano inferior, uma banda mais antiga, provavelmente dos séc. XV/XVI, enquadrada por duas pequenas cercaduras de canelados e decorada com troncos de medronheiro, medronhos e folhagens, ornatos característicos desse período e com ampla tradução nos exemplares realizados.

A salva possui disposição levemente côncava, sendo alteada no medalhão central, onde se inscreve a referida representação heráldica.

Cronologia: Séc. XV / XVI; Séc. XVIII e XIX

Dimensões: 17x31,7x31,7

Peso: 2246 g 

A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.