Pano de Estante
Coleção de têxteis

Peça em formato rectangular em cetim liso, de tom cru, bordado apenas numa das extremidades da peça. Decoração baseada num elemento central lanceonado, do qual divergem flores-de-lis pendentes e finos enrolamentos de acanto. Numerosas gavinhas com vidrilhos complementam a composição. Remate da peça com aplicação de galão dourado possuindo motivos eucarísticos. Na extremidade bordada da peça, o galão, aplicado transversalmente, delimita uma interrupção no bordado. Idêntico galão é aplicado à mesma altura do lado oposto do pano.

este pano de estante é realizado com o mesmo tip ode tecido que os restantes paramentos  do dia, o pano de estante destina-se a cobrir o móvel onde se coloca o livro litúrgico. As suas dimensões coincidem geralmente com a largura e altura da peça de mobiliário a que se destina.

De todos os paramentos desta família, o pano de estante é aquele que denota uma maior perfeição de bordado. A decoração, de extraordinária graciosidade, é valorizada por um bordado de grande mestria e qualidade, sendo o resultado final uma peça de grande beleza.


Cronologia: Última década do séc. XIX

Material: Tecido base. fio de seda

Bordado: fio de ceda, fio laminado dourado simples e crespo, lâmina de ouro, materiais de enchimento, lantejoulas e vidrilhos policromados

Técnica: Teciso base: Cetim

Bordado: Pontos de ouro relevado, ponto de ouro estendido, canutilho, cordãozinho dourado e vidrilhos encastrados.

galão tecido em lâmina, fio laminado dourado e fio de seda. Franja de fio laminado torcido e cadilhos de lâmina sobre papel.

Forro de seda branco.

Dimensões: 273x56 cm

A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.