Capa de imagem
Coleção de têxteis

Capa em formato ligeiramente arredondado na zona inferior da peça. Abertura circular superior para permitir o encaixe na imagem. Sobre o fundo vermelho, padrão decorativo dourado baseado num florão central inclusivo em sinuosa malha de estreita folhagem e alcachofras. A contornar o perímetro da peça, largo galão com motivos concheados.

forro de tafetá de seda vermelho apresentando sete orifícios caseados em volta do decote. Ainda no forro de ambos os lados da peça, duas pequenas presilhas em fita de nastro.

O damasco utilizado na capa foi enriquecido com vistosa decoração floral numa técnica de tear que, embora lilite a utilização do fio laminado dourado à largura dos motivos do desenho, constitui uma técnica dispendiosa. Contudo, os vários cortes no tecido, a provocarem a montagem dos  panos sem respeito pelo padrão decorativo, conferindo-lhe uma aparência mais ou menos desorganizada, sugerem o aproveitamento de fragmentos de tecido que, desta forma, são montados para a factura da peça.

A ausência de qualquer elemento iconográfico na capa não permite a identificação precisa da imagem para que foi concebida. É no entanto, provável que se trate da capa de um "Ecce Homo#. O vermelho, símbolo do sangue de Cristo e do sofrimento, vai de encontro ao sentimento consentâneo com o episódio da Vida de Cristo a que se refere a imagem.


Cronologia: Séc. XVIII

Material: Fio de seda e fio laminado dourado

Técnica: Damasco espolinado a fio laminado dourado.

Galão de fio laminado e lâmina de  ouro

Dimensões: 116x202 Cm


A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.