MMIPO

Cálice
coleção de ourivesaria

Conjunto formado por cálice e patena.

Cálice de prata dourada, com uma orla da base recortada em doze secções retilíneas, ornamentadas com elementos fitomórficos; o campo da base, definindo dose lóbulos, é alteado através de gradinha vazada, formando elementos vegetalistas, sendo encimada por remate em flor-de-lis. Esta superfície faz alternar seis lóbulos figurativos, possuindo a representação de seis apóstolos, com outros seis ornamentos, no plano inferior, decorado por margaridas com pétalas prateadas e centro dourado, e, no plano superior, por outro elemento floral.

A haste apresenta-se sextavada e decorada com elementos arquitetónicos, em diversos níveis de saliência, ornamentados por rosáceas, arcobotantes e pináculos. No nó central, acastelado em alçado de dois andares, o andar inferior possuiu um friso de flores-de-lis, formando um balcão, nele se encontrando presentes estatuetas sob edículas góticas representando apóstolos, alguns com deficiência nos atributos classificativos. No entanto, este andar, tal como o superior, é rematado por cimalha flor-de-lisada, decoração característica deste período do gótico arquitetónico.

Falsa copa com duas cercaduras: na do plano inferior, dispõe-se uma alternância entre anjos e taças, numa linguagem aproximada já à gramática renascentista, e nela se podem encontrar cinco argolas; segue-se-lhe um cordão separando a cercadura superior, com doze argolas para suspensão, provavelmente, de tintinábulos; a outra cercadura é decorada com anjos orantes e anjos músicos em alternância com flores, sendo por cordão saliente formado por enrolamentos de folhagem. O cálice possui na copa a seguinte inscrição: "*HIC EST ENIM CALIX NOVI TESTAMENTI".

Cronologia: c. 1511-1520

Dimensões: 31,5x22,2x22,2 cm

Peso: 2239g

A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.