MMIPO

Exposição de Pablo Picasso no Porto

Chama-se Pablo Picasso Suite Vollard e é uma coleção inédita de 100 gravuras desenhadas por Picasso entre 1930 e 1937. Vai estar pela pela primeira vez em exposição em Portugal, de 30 de maio de setembro, no Palácio das Artes, no Porto.


Esta exposição, organizada pela Fundación MAPFRE em colaboração com o Museu da Misericórdia Porto e a Taylor's Port, surge no Porto por iniciativa de Charlotte Crapts, comissária de arte.  A coleção de gravuras é considerada uma das mais importantes do século XX, tendo sido criada para o marchand de Ambroise Vollard. No entanto, devido à sua morte inesperada num acidente de carro, em julho de 1939, esperou vários anos até ser finalmente exibida ao público. É, por isso, uma oportunidade rara de conhecer esta coleção completa do artista espanhol.


O MMIPO une-se à casa de vinho do Porto Taylor's  para trazer uma exposição inédita. A coleção, detida pela Fundação Mapfre, estará aberta ao público de 30 de maio a 11 de setembro, no Palácio das Artes, em plena baixa da cidade do Porto.

 

A coleção foi criada para o marchand de arte Ambroise Vollard, mas devido à sua morte inesperada num acidente de carro, em julho de 1939, esperou décadas até ser exibida ao público. Esta é por isso uma oportunidade rara de conhecer estas obras do artista espanhol, que apenas alguns museus do mundo detêm, nomeadamente o National Gallery em Washington, o British Museum em Londres, o MOMA em Nova Iorque e o Museu Nacional de Pablo Picasso em Paris.

 

A iniciativa parte da marca de vinho do Porto Taylor's, do grupo The Fladgate Partnership, que tem vindo a investir na dinamização e promoção do turismo na cidade do Porto. Segundo Adrian Bridge, diretor geral da Taylor's, "É um enorme privilégio trazer esta exposição de um artista universal, promovendo a arte no Porto e valorizando a cidade como destino turístico. Acreditamos que a ligação das pessoas com a nossa cidade, com seus expoentes culturais e patrimoniais, entre os quais o vinho do Porto, é fundamental e sai reforçada com esta associação virtuosa com um dos seus ex-libris".

 

António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto e co-organizador da exposição, acrescenta que "Quatro anos depois de ter inaugurado o seu museu -  o MMIPO, a Misericórdia do Porto está orgulhosa de se associar a esta exposição de Picasso. Nome grande da pintura do século XX, evidência como a nossa instituição sabe compreender os tempos e inovar num momento que comemora 520 anos. Será, pois, um momento de celebração com o Porto, com quem cá vive e com quem nos visita."

 

A entrada na exposição tem o custo de 10, 00€, sendo gratuita para crianças até 12 anos sendo concedido um desconto de 50% no valor do ingresso para estudantes. Para os adultos, e no final da visita, a Taylor's convida a provar um cálice de vinho do Porto no Taylor's Lounge, incluído no bilhete, como parte desta experiência.

 

Para mais informações e compra de bilhetes para a exposição, consultar: www.pablopicassoporto.com  


Exposição organizada pela Fundación MAPFRE em colaboração com o Museu da Misericórdia do Porto e a Taylor's Port.

A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.