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Alberto Giacometti - Peter Lindbergh. Capturar o Invisível // exposição conjunta inaugura no Porto a 02 de abril

Alberto Giacometti

1901 -1966

Alberto Giacometti nasceu em 1901 na Suíça. Foi escultor, pintor e desenhador e a partir de 1922 viveu e trabalhou principalmente em Paris, mas visitou regularmente sua cidade natal, Borgonovo, para ver a sua família e trabalhar a sua arte.

Giacomettifoi um dos escultores mais importantes do século XX.  O seu trabalho foi particularmente influenciado por estilos artísticos como o cubismo e o surrealismo. Questões filosóficas sobre a condição humana, bem como debates existenciais e fenomenológicos, tiveram um papel significativo no seu trabalho. 

Por volta de 1935, desistiu das suas influências surrealistas, para buscar uma análise mais aprofundada das composições figurativas.

 Entre 1938 e 1944, as esculturas de Giacometti tinham uma altura máxima de sete centímetros. O seu pequeno tamanho refletia a distância real entre a posição do artista e o seu modelo. 

Após a guerra, Giacometti criou as esculturas mais famosas: figuras extremamente altas e esbeltas. Essas esculturas estavam sujeitas à sua experiência individual de visualização -entre um espaço imaginário ainda real, um espaço tangível, mas inacessível.

Em todo o trabalho de Giacometti, a pintura constituiu apenas uma pequena parte. 

Depois de 1957, no entanto, as pinturas figurativas estavam tão presentes quanto as esculturas. 


Peter Lindbergh
1944 -2019

Peter Lindbergh nasceu em 1944.  A arte esteve sempre no centro dos seus estudos académicos. Na década de 60 seguiu as pisadas do seu ídolo, Vincent Van Gogh, e viajou para Arles. 

A fotografia apareceu na sua vida em 1971. Durante dois anos, trabalhou com o fotógrafo alemão Hans Lux, com quem aprendeu a arte fotográfica. Em 1973, abriu o seu estúdio e anos mais tarde, mudou-se para Paris. Na cidade da moda, Peter Lindbergh, tornou-se pioneiro de um novo realismo na fotografia de moda, passando a trabalhar com modelos, estilistas e revistas, como a Vogue, a VanityFair, New Yorkere a Harper'sBazaar. 

Peter Lindbergh era adepto das fotografias a preto e branco pois, segundo ele, transmitem a verdadeira beleza de quem está do outro lado da câmara. As suas fotografias incomuns privilegiam a dimensão pessoal dos seus modelos, contribuindo para o fenómeno de popularidade de alguns dos principais modelos nos anos 90. Entre as inúmeras capas com a sua assinatura, a edição de janeiro de 1990 da Vogue britânica é das mais icónicas de sempre, pois reuniu algumas das supermodelos mais conhecidas da altura: Naomi Campbell, Linda Evangelista, TatjanaPatiiz, ChristyTurlingtone Cindy Crawford. Em setembro 2019 fotografou a Duquesa de Sussex para a Vogue. 

Fez três edições do célebre calendário Pirelli. Na edição de 2017, fugiu à tradição. Colocou de parte o nu e usou atrizes de cinema em vez de modelos. 

Peter Lindbergh deixou a sua marca no cinema e na música. Para além de ser autor de vários posters promocionais de filmes, incluindo do recente filme "A Star Is Born", fotografou capas de singles de Jane Birkin, Tina Turner e Lionel Richie. 

Lindbergh ainda se aventurou na direção do videoclipe de Missing You, de Tina Turner e Freedom, de George Michael.


O projeto
Este projeto trará, pela primeira vez, a Portugal uma exposição que junta fotografias inéditas das obras de Alberto Giacometti, realizadas por Peter Lindbergh a uma seleção dos trabalhos de Giacometti, entre bronzes e desenhos, selecionados por Lindbergh que serão apresentados ao lado das fotografias.
Esse confronto dar-nos-á a oportunidade de mostrar o diálogo muito íntimo que ocorreu entre o fotógrafo e as obras do escultor, ao mesmo tempo que revela inúmeras semelhanças nas suas formas de apreender a representação da realidade.
Fascinado desde jovem pelo trabalho e pela personalidade de Alberto Giacometti, Peter Lindbergh foi convidado, em 2017, a fotografar na Fundação Giacometti em Paris.
Com forte ênfase em close-ups e impressões grandes, Lindbergh descobre, através da fotografia, aspetos das esculturas de Giacometti impossíveis de perceber a olho nu. Associando obras de diferentes períodos nas suas composições, o fotógrafo estabelece um diálogo através de períodos e estilos.
Nesta exposição, o nosso olhar cruza-se entre as fotografias de um artista e as esculturas e desenhos de outro, dando-nos a oportunidade de descobrir a obra de Giacometti sob outro ângulo. 
Sob a lente da câmara de Lindbergh, as esculturas parecem tornar-se vivas, revelando os seus detalhes e texturas.


PVP: 12,50€ + oferta de cálice de vinho do Porto

Alberto Giacometti
1901 -1966

Alberto Giacometti was born in Switzerland in 1901. He was a sculptor, a painter and a draughtsman and from 1922 he lived and worked mainly in Paris, but he regularly visited his hometown, Borgonovo, to see his family and work on his art.

Giacometti was one of the most important sculptors of the 20th century. His work was predominantly influenced by artistic styles such as cubism and surrealism. Philosophical questions about the human condition, as well as existential and phenomenological debates, played a significant role in his work.

Around 1935, he gave up his surrealist influences to seek a more in-depth analysis of figurative compositions. Between 1938 and 1944, Giacometti's sculptures had a maximum height of seven centimeters. Its small size reflected the real distance between the artist's position and his model.

After the war, Giacometti created the most famous sculptures: extremely tall and slender figures. These sculptures were subject to his individual viewing experience - an imaginary space that is still real, tangible, but inaccessible.

In all of Giacometti's work, painting was only a small part. After 1957, however, figurative paintings were as present as sculptures.


Peter Lindbergh
1944 -2019

Peter Lindbergh was born in 1944.

Art has always been at the center of his academic studies. In the 1960s he followed in the footsteps of his idol, Vincent Van Gogh, and traveled to Arles.

Photography appeared in his life in 1971. For two years, he worked with the German photographer Hans Lux, with whom he learned photographic art. In 1973, he opened his studio and years later, he moved to Paris. In the fashion city, Peter Lindbergh, pioneered a new realism in fashion photography, starting to work with models, stylists and magazines, such as Vogue, Vanity Fair, New Yorker and Harper's Bazaar.

Peter Lindbergh was a fan of black and white photographs because, according to him, they convey the true beauty of those on the other side of the camera. His unusual photographs emphasize the personal dimension of his models, contributing to the popularity phenomenon of some of the main models in the 90s. Among the numerous covers with his signature, the January 1990 edition of British Vogue is one of the most iconic, because it brought together some of the best known supermodels of the time: Naomi Campbell, Linda Evangelista, Tatjana Patiiz, Christy Turlington and Cindy Crawford. In September 2019, he photographed the Duchess of Sussex for Vogue. Made three editions of the famous Pirelli calendar. In the 2017 edition, it escaped tradition. He put the nude aside and used movie actresses instead of models.

Peter Lindbergh left his mark on film and music. In addition to being the author of several promotional movie posters, including the recent film "A Star Is Born", he photographed singles covers by Jane Birkin, Tina Turner and Lionel Richie.

Lindbergh also ventured into making the video for Missing You, by Tina Turner and Freedom, by George Michael.


The Project

This project will bring to Portugal, for the first time, an exhibition that brings together unpublished photographs of Alberto Giacometti's works, made by Peter Lindbergh, to a selection of Giacometti's works, among bronzes and drawings, selected by Lindbergh that will be presented alongside the photographs.

This confrontation will give us the opportunity to show the very intimate dialogue that took place between the photographer and the sculptor's works, while revealing numerous similarities in their ways of understanding the representation of reality.

Fascinated, from a young age, by the work and personality of Alberto Giacometti, Peter Lindbergh was invited, in 2017, to photograph at the Giacometti Foundation in Paris.

With a strong emphasis on close-ups and large prints, Lindbergh discovers, through photography, aspects of Giacometti's sculptures impossible to perceive with the naked eye. By associating works from different periods in his compositions, the photographer establishes a dialogue through periods and styles.

In this exhibition, our observation crosses between the photographs of one artist and the sculptures and drawings of another, giving us the opportunity to discover Giacometti's work from another angle.

Under the lens of Lindbergh's camera, the sculptures seem to come alive, revealing their details and textures.


 price: 12.50€ + offer glass at port wine