MMIPO

MMIPO recebe Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho

Com o intuito de dar a conhecer a história da cidade aos mais novos, os alunos de Humanidades realizaram um projeto denominado "E o Porto aqui tão perto?", que culminou numa visita de estudo ao centro histórico do Porto, em parceria com o MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto e com a Rota Porto Liberal.

A visita realizou-se no dia 5 de junho onde os alunos puderam colocar à prova os seus conhecimentos, através da realização de diversas atividades.

O projeto "E o Porto aqui tão perto?", foi preparado pelos alunos do 11.º ano de Humanidades desde o início do ano letivo 2018/2019. Estes alunos foram apoiados pelo MMIPO e pela Rota Porto Liberal na preparação da visita que se destinou aos alunos de todas as turmas de 9.º ano da escola. Na origem deste projeto esteve a problemática de os alunos não conhecerem a história da cidade do Porto. Assim, o projeto teve como objetivo conhecer o centro histórico do Porto através da passagem por vários monumentos e ruas que nos "contam" a evolução da cidade, a forma como esta viveu momentos políticos de relevo e como se apropriou de correntes artísticas e literárias. Foram cinco os percursos realizados: "Porto Liberal - do MMIPO à Igreja da Lapa"; "Porto Liberal - do MMIPO ao Museu Militar do Porto"; "Porto Barroco"; "Porto Romântico"; "Porto Neoclássico". Os dois primeiros percursos contaram com a colaboração do MMIPO e da Rota Porto Liberal, designadamente dois parceiros: a Irmandade da Lapa e o Museu Militar do Porto.

Este projeto teve também como objetivo a integração de tecnologias inovadoras. Com o apoio dos seus dispositivos móveis, os alunos realizaram atividades em suporte digital, como jogos e quizzes, e acederam à informação através de várias apps. O projeto foi alargado aos encarregados de educação que puderam, igualmente, desfrutar desta experiência única.

Os alunos do 11.ºC ficaram radiantes com os resultados obtidos neste projeto interdisciplinar, construído de forma colaborativa, que facultou aos estudantes uma forma inovadora de aprender fora da convencional sala de aula.