MMIPO

Alberto Giacometti - Peter Lindbergh. Capturar o Invisível

Este projeto trará, pela primeira vez, a Portugal uma exposição que junta fotografias inéditas das obras de Alberto Giacometti, realizadas por Peter Lindbergh a uma seleção dos trabalhos de Giacometti, entre bronzes e desenhos, selecionados por Lindbergh que serão apresentados ao lado das fotografias.

Esse confronto dar-nos-á a oportunidade de mostrar o diálogo muito íntimo que ocorreu entre o fotógrafo e as obras do escultor, ao mesmo tempo que revela inúmeras semelhanças nas suas formas de apreender a representação da realidade.

Fascinado desde jovem pelo trabalho e pela personalidade de Alberto Giacometti, Peter Lindbergh foi convidado, em 2017, a fotografar na Fundação Giacometti em Paris.

Com forte ênfase em close-ups e impressões grandes, Lindbergh descobre, através da fotografia, aspetos das esculturas de Giacometti impossíveis de perceber a olho nu. Associando obras de diferentes períodos nas suas composições, o fotógrafo estabelece um diálogo através de períodos e estilos.

Nesta exposição, o nosso olhar cruza-se entre as fotografias de um artista e as esculturas e desenhos de outro, dando-nos a oportunidade de descobrir a obra de Giacometti sob outro ângulo. 

Sob a lente da câmara de Lindbergh, as esculturas parecem tornar-se vivas, revelando os seus detalhes e texturas.