MMIPO

Patena

Patena circular em prata dourada com tarja ornada de elementos fitomórficos estilizados, seguida de cercadura com inscrições em caracteres góticos ("AD LAUDEM DEI MILICIA ABATISA ME FECIT")entremenados por elementos vegetalistas; parte central duplamente rebaixada, sendo a inferior envolta por seis lóbulos, com medalhão circular central, onde se inscreve a representação emblemática de D. Melícia de Melo: uma coluna enrolada por corda e ladeada por dois flagelos.  Os esmaltes são de tonalidade verde, azul claro e amarelo ocre, com figurações fitomórficas envolvendo o brasão, em cujo interior observamos vestígios de esmalte azul e lilás, por toda a superfície da patena dispôe-se motivos decorativos vegetalistas, alguns definidos por pontilhados; no verso, moldura exterior com elementos fitomórficos entremeados por três representações herádicas esquartejadas, que se repetem em medalhão central, envoltas por inscrição ("ESTE*CALEZ^*TROUXE*ILENA*DA*MAIA*FILHA*DA*MA/DE*N/D(?)A/MAIA"). Ao longo do verso, dispõem-se  elementos vegetalistas, representados essencialmente através de pontilhados, com uma excepção dada pela figuração de uma parte do corpo de caracol no lóbulo situado sobre o escudo central.

Sobre o  encomendante da obra, D. Melícia de Melo, e sobre percurso desta alfaia, vd. o que escrevemos a propósito do outro cálice de Arouca. Esta peça foi legada pelo Reverendo manuel de Cerqueira Vilaça Bacelar à Santa Casa da Misericórdia do Porto, como consta do seu testamento. "Deixo á Santa Caza da Misericórdia desta cidade(Porto) o meu calis mais rico que tenho com as suas pertenças" 

A riqueza deste conjunto e do anterior e do anterior revelam a qualidade atingida na ourivesaria religiosa portuguesa na primeira metade do séc. XVI, tanto do Gótico final como da transição para o Renascimento. O forte apelo cromático, permitido pela prataria dourada associada aos esmaltes, existentes em ambos os exemplares, traduz outra das vertentes da ourivesaria quinhentista, demonstrado por exemplares sobreviventes e outros devidamente documentados, mas entretanto desaparecidos. e esta ideia perpassa tanto o domínio da outrivesaria religiosa como o da civil.

Dimensões: 1,5x21,5x21x5cm

Peso: 377g

  

A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.