MMIPO

Exposição | A nossa Rua... Benfeitores e seus territórios

O MMIPo recebe O projeto "A nossa Rua?" foi desenvolvido durante o ano letivo de 2018-2019, entre o MMIPO e a OSMOPE, com alunos do pré-escolar e do 2.º ano do primeiro ciclo do ensino básico. Centrou-se nos benfeitores e nos seus territórios, nomeadamente em torno da Rua de Costa Cabral, onde se situa a OSMOPE, e na sua ligação com a Misericórdia do Porto e com este estabelecimento de ensino.

Conhecer e explorar a história e o património da rua, a vida de algumas figuras que aqui residiram, bem como as principais instituições sediadas nesta artéria constituíram os principais objetivos deste projeto.

O MMIPO foi o ponto de partida e de chegada desta descoberta, que passou pelo Centro Hospitalar Conde de Ferreira e pelo edifício do Académico Futebol Clube, palacete onde residiu a benfeitora da Misericórdia do Porto Luzia Joaquina Bruce.

Sob o mote "E se eu fosse um benfeitor", foram realizadas várias oficinas que exploraram o retrato, a identidade e a memória destes espaços, cujos trabalhos são apresentados nesta exposição, que estará patente até 19 junho.