MMIPO

Porto 24 MMIPO
MUSEU DA MISERICÓRDIA VAI SER INAUGURADO EM MARÇO DE 2015

O MMIPO - Museu da Misericórdia do Porto tem inauguração prevista para o dia 14 de Março de 2015, avançou ao P24 o provedor da instituição. Situado no centro histórico do Porto, na Rua das Flores, o museu terá um valioso património artístico e cultural

As obras do museu da Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP), que decorrem desde Maio, deverão ficar concluídas no primeiro trimestre de 2015 e a inauguração está prevista para 14 de Março de 2015. É essa "a data que também se associa ao aniversário da SCMP, os 516 anos", esclareceu, em entrevista ao P24, o provedor António Tavares.

O provedor da SCMP explicou ao P24 que "o museu vai ficar pronto mais cedo, obviamente, mas essa será a data simbólica", ou seja, as portas da nova estrutura até poderão ser abertas ao público mais cedo.

O MMIPO pretende reinventar e agrupar um valioso património artístico e cultural, que atravessa disciplinas como a escultura, a joalharia ou a pintura. "O objectivo é colocar todo este património à disponibilidade das pessoas, dos visitantes do Porto e de todos aqueles que o queiram conhecer", explica o provedor.

António Tavares destaca na colecção da SCMP o incrível quadro "Fons Vitae" como "a grande peça do museu". Autêntica jóia da coroa, "é uma peça que tem suscitado interesse não só de especialistas portugueses como também de estrangeiros; é a peça que todos os que visitam o Porto e o património da SCMP querem ver", sublinha o responsável.

O provedor aponta ainda outras peças marcantes como os painéis de Diogo Teixeira, a "Descida da Cruz" de Fernão Gomes (século XVI) ou o "Cálice de Arouca". "Poderia destacar imensas outras peças (?) Todas elas estão dentro de um contexto integrado da SCMP", acrescentou.

Questionado sobre o museu terá uma vertente tecnológica, António Tavares respondeu estar a desenvolver ideias nesse sentido. "Vamos procurar que seja o mais interactivo possível, (?) para que as pessoas quando vêm cá visitar possam levar consigo as recordações que bem entenderem e possam também continuar a interagir com o museu", referiu.

O MMIPO terá, portanto, também uma loja, onde será vendido "aquilo que é mais habitual, como livros que evidenciam o património da SCMP, postais, peças que serão réplicas e outras que vão surgindo de entidades" que colaboram com a Misericórdia, "como por exemplo a Topázio", adianta o provedor.

A SCMP está também a desenvolver um bilhete conjunto - que permite aos visitantes o acesso a vários pontos turísticos na cidade - em parceria com a Câmara Municipal do Porto, o Palácio da Bolsa e a Torre dos Clérigos. "São instituições que vão trocar informação e permitir um maior número de visitas", esclarece António Tavares.

O facto de o museu estar situado na Rua das Flores, em pleno centro histórico do Porto e de ser um dos poucos museus localizados na zona histórica da cidade, "é ideal para ter um edifício que traz algo importante para a cidade, que são os conteúdos culturais", refere António Tavares.

O valor da entrada que será cobrada aos visitantes ainda não está definido, mas a SCMP avança que haverá vantagens para quem adquirir bilhetes de grupo e família.

O MMIPO vai abrir as portas a partir das 10h e encerrar às 17h30 no Inverno; no Verão o fecho será às 18h.


Fonte: Porto24 31-10-2014