MMIPO

Diário Imobiliário - Abre o novo Museu da Misericórdia do Porto
Abre amanhã, quarta-feira, o Museu da Misericórdia do Porto. Localizado na Rua das Flores, o conjunto edificado que acolhe o MMIPO - Museu da Misericórdia do Porto é constituído pela Igreja Privativa e pelo antigo edifício sede da instituição, no qual se conserva a Casa do Despacho, a Provedoria e a Galeria dos Benfeitores. Trata-se, segundo a Misericórdia, de "um sonho que remonta há mais de cem anos".
A reabilitação do imóvel ascendeu a 1,275 milhões de euros, tendo o projecto sido financiado em 80% por fundos comunitários.
O Museu tem "uma forte componente de arte sacra, patente nas suas colecções de pintura, com várias representações da "Virgem do Manto" e da "Visitação" - temas específicos das misericórdias portuguesas, e também nas escultura e artes decorativas" As obras tiveram um atraso substancial porque, segundo o provedor António Tavares, "quando se começou a descascar as paredes descobriu-se que por trás estavam algumas pinturas originais, algumas do século XIX que, devido à sua importância, tivemos de preservar. Isso implicou a vinda de profissionais para fazer essa recuperação e atrasou os trabalhos"