Ensino Especial
Centro Professor Albuquerque e Castro

O Centro Professor Albuquerque e Castro, fundado em 1956, produz livros, publicações e outros materiais em Braille.

A Santa Casa da Misericórdia do Porto cumpre, assim, a missão de tornar acessível às pessoas cegas a informação, a cultura e a literacia.

Neste centro produz-se pela via tradicional as edições com tiragens superiores a 1000 exemplares e pela via informática as edições de menor tiragem.


Centro Integrado de Apoio à Deficiência

O Centro Integrado de Apoio à Deficiência promove a cidadania e a qualidade de vida de pessoas com necessidades específicas advindas de deficiências ou incapacidades, tendo em vista uma sociedade equitativa.

Este estabelecimento resulta da integração do Instituto de Araújo Porto (escola de crianças surdas), do Instituto de S. Manuel (escola de crianças cegas) e do Centro Professor Albuquerque e Castro (imprensa Braille).

De escola especializada tornou-se num centro de apoio, reconhecido na comunidade pela promoção de serviços e intervenções integrados, globais e de qualidade, que visa a ocupação e integração de pessoas com necessidades específicas, numa constante permuta entre a comunidade e a família ou significativos.