Cultura
A cultura desempenha, desde sempre, um papel relevante na Santa Casa da Misericórdia do Porto.

Neste âmbito, pelo simbolismo e pelo valor patrimonial que representam para a instituição e para a própria cidade do Porto, dois espaços culturais desempenham, atualmente, um papel determinante na promoção cultural: o MMIPO - Museu da Misericórdia do Porto e a Casa da Prelada.

Localizado no centro histórico do Porto, o MMIPO é um espaço cultural que dá a conhecer a história, com mais de 500 anos, de uma das mais importantes instituições da cidade - a Santa Casa da Misericórdia do Porto.

O espólio do Museu integra obras de pintura, escultura, ourivesaria e paramentaria, entre outras expressões artísticas, que constituem importantes marcos da arte portuguesa e, nalguns casos, da arte europeia, como é exemplo o Fons Vitae. A própria igreja assume-se como motivo de interesse, sendo a sua frontaria talvez aquela que expressa melhor a linguagem desenvolvida por Nasoni.

A Casa da Prelada, também projetada por Nasoni, acolhe uma Biblioteca e o Arquivo Histórico da Misericórdia do Porto que conserva e disponibiliza um valioso acervo documental, essencial não só para o conhecimento da instituição como também da história da própria cidade.

No MMIPO e na Casa da Prelada, a Misericórdia do Porto desenvolve, por vezes em parceria com outras instituições, a sua programação cultural através da realização de concertos, exposições temporárias, conferências, lançamento de publicações, entre outras atividades.